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Porque fazer Musculação

29 ago, 2017 -

A musculação ganhou um status de importância para a melhoria da saúde nos últimos anos. Pesquisas científicas mostram muitos benefícios com a prática da atividade. Além de favorecer o aumento de força, mantém níveis satisfatórios de massa muscular no corpo.

A partir dos 30 anos, inicia-se um processo mais avançado de envelhecimento, com uma tendência de perda de massa muscular. Mesmo considerando que você faça caminhadas ou outra atividade aeróbica, é necessário um exercício com sobrecarga ( pesos) para frear a diminuição da massa muscular e o aumento do tecido adiposo. Isto se deve à questões do metabolismo; porque quanto maior é a massa muscular do Indivíduo, maior é capacidade de gastar calorias. Hoje a musculação atua em uma área muito extensa dos cuidados com a saúde:

  • Preparação para atividades esportivas;
  • desenvolvimento e aumento de atividades motoras;
  • Recuperação de lesões;
  • emagrecimento;
  • modelagem do corpo ( é a atividade que mais modela o corpo)
  • controle do stress e da pressão arterial
  • forte aplicação para a terceira idade.

Cito também alguns mitos da musculação e seus esclarecimentos :

  1. criança não pode fazer musculação pois atrapalha o crescimento.
    A musculação pode ser praticada por crianças desde que se respeite as cargas dos exercícios. Como a criança está em fase de crescimento, ela possui as cartilagens das articulações mais moles que um adulto e por isto a sobrecarga elevada pode lesionar a articulação.

  2. É necessário pelo menos 1 hora de musculação diária para se obter resultados .
  3. O grande segredo da musculação é a regularidade: você pode fazer um treino com quatro exercícios apenas focando os principais grupos musculares ( peitoral , costas , quadríceps e posterior de coxa) com um tempo de execução de 20 min. Tendo Constancia, o corpo vai se adaptando com cargas mais elevadas e apresenta resultados.

  4. Tenho que fazer musculação o resto da vida, pois ” se parar cai tudo”.
    Esta expressão antiga está relacionada ao aumento do tecido adiposo e diminuição da massa muscular. Geralmente quando se está praticando musculação, você costuma comer mais. A partir do momento que se interrompe a musculação, as pessoas normalmente continuam comendo a mesma quantidade ou mais ( aumento da ansiedade). O resultado aparente é da gordura que aumentou e não do músculo que caiu. Por isto reforço que atividade física é para a vida inteira. Se você estiver sempre atento não precisará correr atrás de nenhum prejuízo.

Gustavo Bergamaschi

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