A musculação ganhou um status de importância para a melhoria da saúde nos últimos anos. Pesquisas científicas mostram muitos benefícios com a prática da atividade. Além de favorecer o aumento de força, mantém níveis satisfatórios de massa muscular no corpo.
A partir dos 30 anos, inicia-se um processo mais avançado de envelhecimento, com uma tendência de perda de massa muscular. Mesmo considerando que você faça caminhadas ou outra atividade aeróbica, é necessário um exercício com sobrecarga ( pesos) para frear a diminuição da massa muscular e o aumento do tecido adiposo. Isto se deve à questões do metabolismo; porque quanto maior é a massa muscular do Indivíduo, maior é capacidade de gastar calorias. Hoje a musculação atua em uma área muito extensa dos cuidados com a saúde:
- Preparação para atividades esportivas;
- desenvolvimento e aumento de atividades motoras;
- Recuperação de lesões;
- emagrecimento;
- modelagem do corpo ( é a atividade que mais modela o corpo)
- controle do stress e da pressão arterial
- forte aplicação para a terceira idade.
Cito também alguns mitos da musculação e seus esclarecimentos :
- criança não pode fazer musculação pois atrapalha o crescimento.
A musculação pode ser praticada por crianças desde que se respeite as cargas dos exercícios. Como a criança está em fase de crescimento, ela possui as cartilagens das articulações mais moles que um adulto e por isto a sobrecarga elevada pode lesionar a articulação. - É necessário pelo menos 1 hora de musculação diária para se obter resultados .
O grande segredo da musculação é a regularidade: você pode fazer um treino com quatro exercícios apenas focando os principais grupos musculares ( peitoral , costas , quadríceps e posterior de coxa) com um tempo de execução de 20 min. Tendo Constancia, o corpo vai se adaptando com cargas mais elevadas e apresenta resultados.
- Tenho que fazer musculação o resto da vida, pois ” se parar cai tudo”.
Esta expressão antiga está relacionada ao aumento do tecido adiposo e diminuição da massa muscular. Geralmente quando se está praticando musculação, você costuma comer mais. A partir do momento que se interrompe a musculação, as pessoas normalmente continuam comendo a mesma quantidade ou mais ( aumento da ansiedade). O resultado aparente é da gordura que aumentou e não do músculo que caiu. Por isto reforço que atividade física é para a vida inteira. Se você estiver sempre atento não precisará correr atrás de nenhum prejuízo.
Gustavo Bergamaschi