Vi•tao Personal Studio

“Vem chegando o verão…”

29 ago, 2017 -

Estamos nos aproximando do final do ano e começa uma preocupação por grande parte das pessoas para estar em forma no verão. Muita das vezes, estes objetivos são iniciados de forma exagerada, sem respeitar os limites do corpo. Entre estas ações, estão atividades intensas ( sobrecarga exagerada ) e volumosas ( tempo excessivo), dietas desequilibradas e uso de suplementos e anabolizantes de forma indiscriminada.

Além dos riscos de lesões articulares e musculares, o exagero nas atividades provocam quedas de imunidade que geralmente levam à inflamações e gripes. Também é comum o comprometimento no funcionamento de alguns órgãos por conta dos exageros realizados.

Para obter um bom resultado, é preciso primeiro entender o funcionamento do organismo. Ocorre que, no período que a pessoa ganhou peso ou perdeu preparo físico, se deu de forma lenta e gradual e normalmente sem que a pessoa estivesse notando. Geralmente neste fase as prioridades são outras e os cuidados com o corpo ficaram em segundo plano.

A partir do start dos preparativos para o verão, os anseios para se obter resultado rápido, passam a ser prioridade na vida da pessoa com um alto grau de ansiedade.

Chamo a atenção para que o início da prática da atividade física, tenha moderação e gere prazer. Todo desempenho do corpo, acontece de forma gradual na medida do estímulo que ele está preparado para receber. Se não fosse assim, passaríamos o dia inteiro se exercitando e ao final do processo, estaríamos melhor. Quando nos exercitamos, acontecem processos catabólicos ( destruição de células, que só vão promover benefícios após o descanso e a boa alimentação.

A combinação dos fatores para um bom resultado se aplica a regularidade, intensidade correta , dieta equilibrada, sono e alívio do stress. Comece de uma forma, que atividade física, promova no seu cotidiano aumento de produtividade, melhora da auto-estima e recuperação da boa saúde. Com isso você deixa de se aplicar apenas à um período do ano, e passa a ter mais maiores motivos para implementar de forma permanente a atividade física na sua vida.

Entendo e saliento, que todo processo precisa de um planejamento e acompanhamento de bons profissionais, para proporcionar resultados seguros no seu devido tempo e principalmente contribuir para melhoria da saúde.

Gustavo Bergamaschi

>